Balanço Social da Pesquisa Agropecuária Brasileira 1998

Balanço SocialQuando a Índia tornou-se independente da Inglaterra, Mahatma Gandhi estimulou fortemente a produção científica e tecnológica do país, em meio às grandes demandas sociais de uma nação superpovoada e carente das mínimas condições de sobrevivência. A quem questionava o seu empenho em construir centros de pesquisa e investir em pesquisadores, cujos retornos demorariam muito tempo, Gandhi respondia que a Índia era muito pobre para deixar de investir nessa atividade. Hoje a Índia possui uma agricultura três vezes maior do que a brasileira, e domina diversas áreas tecnológicas. Provavelmente, não fosse a visão de futuro de Gandhi, seu povo hoje teria terríveis problemas de alimentação.

Mais do que registro histórico da agricultura mundial, o exemplo demonstra o papel que a Ciência e Tecnologia de uma nação têm a cumprir, na solução dos problemas de seu povo. Problemas oriundos de carências sociais, muitas vezes podem não encontrar resposta imediata nos laboratórios dos centros de pesquisa, mas, certamente têm neles um dos principais caminhos para sua solução. Os fatos que envolveram o avanço da agricultura na Índia exemplificam bem o quanto é importante e estratégico o investimento em Ciência e Tecnologia para que o País tenha um agronegócio competitivo e sustentável e, acima de tudo, um processo de desenvolvimento mais justo e equilibrado.

Este Balanço Social propõe mostrar alguns dos resultados obtidos pelas instituições que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, coordenado pela Embrapa. Pretendemos, com ele, demonstrar que, superados os problemas estruturais e institucionais, como crédito, canais de comercialização e acesso à informação, as tecnologias desenvolvidas pela pesquisa brasileira são adequadas e resultam em benefícios diretos e imediatos para diversos segmentos produtivos de todo o País.

Instituições que trabalham em parceria, como Embrapa, Iapar (PR), EBDA (BA), Emcaper (ES), Empaer-MS (MS), Empaer-MT (MT), Emparn (RN), Epamig (MG), Pesagro-Rio (RJ), Unitins (TO), Epagri (SC), IEA (SP), Emater-GO (GO), apresentam aqui experiências relevantes no campo da pesquisa agropecuária, e deixam claro o seu compromisso social com a população brasileira. Um compromisso marcado por ações integradas de apoio a agricultores familiares, comunidades indígenas, colonos assentados pela reforma agrária, entre outros. Um compromisso que se incorpora aos projetos conduzidos pela Comunidade Solidária, nas campanhas de combate à fome e à miséria e na luta para o resgate da cidadania.

A Embrapa e seus parceiros sentem-se orgulhosos de apresentar nesta publicação os resultados de 1998, obtidos pelo esforço e dedicação de todos os seus trabalhadores, que têm correspondido à confiança que neles o País depositou.

 

Alberto Duque Portugal
Diretor Presidente da Embrapa

Sumário:

Conheça o iBase

Agricultura Familiar
Reforma Agrária
Apoio Comunitário
Apoio a Comunidades Indígenas
Segurança Alimentar
Meio Ambiente e Educação Ambiental
Educação e Capacitação Profissional Externas
Educação e Capacitação Profissional Internas
Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho
Impacto das Principais Tecnologias Desenvolvidas e Transferidas à Sociedade
Demonstrativos do Balanço Social (Embrapa - Emater-GO - Epamig - Emparn - Epagri)

 


Copyright © Embrapa. Todos os direitos reservados.