Balanço Social Embrapa
Embrapa
Home
Destaques
Impactos
Base de Ações Sociais
Balanço 2012
Prêmios
Endereços Embrapa
SAC

O reconhecimento da sociedade:
70 prêmios e homenagens em 2012

Pesquisadores, produtos, ações e projetos da Embrapa receberam, em 2012, 70 prêmios e homenagens sendo sete internacionais, 10 nacionais, 21 científicos e 32 regionais.

7 Prêmios Internacionais

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Evandro Mantovani recebeu o Award of Merit do Institution of Agricultural Engineers do Reino Unido.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Amauri Rosenthal recebeu o International Comission of Agricultural and Biosystems Engineering Recognition Award.

A pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves Jalusa Deon Kich recebeu o Award of Merit do National Animal Disease Center do Agriculture Research Service - United States Department of Agriculture.

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciano Paulino recebeu o prêmio Jovem Cientista 2012 da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) na área de Biologia e Ciências Médicas.

Os pesquisadores Jonas Irineu dos Santos Filho e Elsio Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves, foram agraciados com o prêmio de Melhor Pôster na categoria Economia e Marketing no 24º Congresso Mundial de Avicultura, evento máximo da avicultura mundial.

O pesquisador da Embrapa Algodão Liv Soares Severino foi indicado como Estudante do Ano pela International Association for the Advancement of Industrial Crops pela pesquisa que vem desenvolvendo com a cultura da mamona.

Os pesquisadores da Embrapa Florestas Maria Izabel Radomski, Vanderley Porfirio da Silva e Denise Jeton Cardoso obtiveram Menção Honrosa na sessão de pôsteres do VII Congresso Latino Americano de Sistemas Florestais para a Produção Sustentável.

10 Prêmios Nacionais

Pelo segundo ano consecutivo a Embrapa recebeu da revista Negócios da Comunicação, o prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2012 na categoria Agropecuária.

A Embrapa Suínos e Aves recebeu da Academia Greenbest, o Prêmio Greenbest 2012 na categoria Energia.

Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Dario Grattapaglia e Maria Fatima Grossi de Sá foram eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Agrárias.

A Embrapa Pantanal teve três animais da raça Pantaneira premiados na Feira Agropecuária do Pantanal 2012 pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pantaneiro.

Os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado Bonifácio Hideyuki Nakasu, Darcy Camelatto e Flávio Gilberto Herter receberam Homenagem da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Mendonça Pedroso ganhou, na Feileite 2012, o Troféu Balde de Ouro da NFT Alliance na categoria Técnico de Empresa Pública.

Os pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental Raimundo Nonato Brabo Alves e Moisés de Souza Modesto Júnior receberam Menção Honrosa na categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional do Prêmio Celso Furtado do Ministério da Integração Nacional.

As analistas da Embrapa Amazônia Oriental Livia Patricia Queiroz Dias Holanda e Glayce Rejane Felipe da Silva Lavnchicha receberam da International Stress Management Association - seção Brasil o Prêmio Hans Selye do 12º Congresso de Stress da ISMA-BR.

21 Prêmios Científicos

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu os troféus Rally da Safra 2012 e Rally da Pecuária 2012 da Agroconsult e Bigma Consultoria.

A equipe da Embrapa Algodão recebeu, no V Congresso Nacional de Mamona, o primeiro lugar com o trabalho BRS Gabriela: nova cultivar de mamona da Embrapa.

Os pesquisadores da Embrapa Florestas Carlos Eduardo Sicoli Seoane e Luís Cláudio Maranhão Froufe receberam a Comenda da Ordem de Mérito Científico em Agropecuária Sustentável no IV Simbras - Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável. Também colaboraram no trabalho premiado, Espécies da agrofloresta com potencial econômico no longo prazo, bioindicadoras e facilitadoras de fluxo gênico, Rodrigo Ozelame (Cooperafloresta), Walter Steenbock (ICMBio), Wilnatã Maschio (aluno UTP) e Isaque Leal Pinkuss (aluno UFPR).

A pesquisadora da Embrapa Trigo Claudia De Mori recebeu o Prêmio Conselho Federal de Administração do CFA e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, pela Melhor Tese de Doutorado em Administração Rural 2012.

Dois trabalhos do pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Francisco Pereira Lobo receberam Menção Honrosa no X-Meeting da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional.

O pesquisador da Embrapa Solos Evaldo de Paiva Lima apresentou o Melhor Trabalho do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia.

Os pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Lourival Costa Paraíba, Ricardo Antônio Almeida Pazzianotto, Alfredo José Barreto Luiz, Aline de Holanda Nunes Maia e Claudio Martin Johnsson receberam o Prêmio Categoria Profissional no XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia.

Do mesmo centro, a pesquisadora Emília Hamada e os pesquisadores Mário José Pedro Júnior (APTA) e Renata Ribeiro do Valle Gonçalves (Unicamp) receberam o Prêmio Summa Phytopathologica pelo melhor trabalho científico publicado na revista de mesmo nome.

Os pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Julio Ferraz de Queiroz, Rosa Toyoko Shiraishi Frighetto, Marcos Eliseu Losekann e Geraldo Stachetti Rodrigues e ainda Fernanda Garcia Sampaio, da Embrapa Pesca e Aquicultura e Célia M. D. F. Scorvo e João Donato Scorvo Filho (APTA) apresentaram o Melhor Trabalho da Sessão Técnica Agricultura e Meio Ambiente do V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Édson Luis Bolfe foi eleito Profissional GIS do Ano pela Imagem Soluções de Inteligência Geográfica.

O pesquisador da Embrapa Agrobiologia Segundo Sacramento Urquiaga Caballero recebeu o Prêmio Top Etanol do Projeto Agora integrado por Basf, Dedini, FMC, Monsanto, Syngenta e Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná), BioSul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Siamig (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais), Sifaeg (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás), Sindalcool/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso), Sindalcool/PB (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba), Sindaçúcar/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco), Sindaçúcar/AL (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas), Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul) e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Metodologia da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Valéria Sucena Hammes foi uma das 25 selecionadas para o livro Boas Práticas de Educação Ambiental na Agricultura Familiar publicado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Trabalho derivado da tese de Doutorado de Janaina de Oliveira Melo, orientada pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Jurandir Magalhães recebeu o Prêmio Alcides de Carvalho em Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas, no 58º Congresso Brasileiro de Genética da Sociedade Brasileira de Genética.

Trabalho de Willian Pereira, orientado da pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Verônica Massena Reis, e trabalho de Maxwell Merçon Tezolin Barros Almeida, orientado pelo pesquisador da Embrapa Agrobiologia Helvécio de Polli receberam Menção Honrosa na categoria pesquisador do 3º Prêmio Agroambiental Monsanto.

A bolsista da Embrapa Meio Ambiente Alessandra de Oliveira Bacega recebeu o Prêmio Fotografia - Ciência e Arte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

32 Prêmios Regionais

A Embrapa Algodão recebeu o prêmio Paraíba Terra Forte do Governo do estado da Paraíba.

A Embrapa Pecuária Sul recebeu o troféu Obelisco Fronteira da Paz da Câmara Municipal de Sant'Ana do Livramento por sua participação nos trabalhos do Arranjo Produtivo do Leite do município.

A Embrapa Pantanal recebeu o Prêmio Destaque Ambiental da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS.

A Embrapa Soja recebeu homenagem do Instituto Agronômico do Paraná que completou 40 anos em 2012.

A Embrapa Uva e Vinho recebeu homenagens do Jornal da Fruta, do XV Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul Safra 2012 e da VII Seleção de Vinhos de Farroupilha.

A Embrapa Clima Temperado do Sindicato Rural de Jaguarão e da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas que concedeu prêmio de Mérito Público Legislativo e entregou placa alusiva aos 75 anos da Estação Experimental Cascata.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado Paulo Fagundes foi denominado Cientista do Arroz de 2012 pela Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul.

Os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite Janice Leivas, Ricardo Andrade, Daniel Victoria, Fabio Torresan, Edson Bolfe, Thiago Barros e Luiz Eduardo Vicente obtiveram o Prêmio Categoria Profissional VI Geonordeste - Geotecnologias: socialização e sustentabilidade 2012.

Os pesquisadores Marie Luise Carolina Bartz (UDESC) e George Gardner Brown, da Embrapa Florestas, receberam Menção Honrosa no II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Universidade Rio dos Sinos - 2012.

O analista da Embrapa Monitoramento por Satélite Osvaldo Tadatomo Oshiro recebeu os Prêmios Amigo do Exército, da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas e Boina Preta do Exército e Diploma de Amigo do Regimento Deodoro do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Itu.

O pesquisador da mesma unidade Ivan André Alvarez recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Campinas pelos resultados obtidos no primeiro censo da arborização viária de Campinas.

O pesquisador da Embrapa Florestas Helton Damin da Silva e o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Pedro Antonio Arraes Pereira receberam o título de Cidadão Goiano da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão Josias Corrêa de Faria e José Geral da Silva receberam respectivamente os prêmios de Agrônomo Emérito de 2012 e Destaque setorial na área de pesquisa da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Milton Parron Padovan recebeu o Troféu Marco Verde da Prefeitura Municipal de Dourados, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O pesquisador da Embrapa Pantanal Urbano Gomes Pinto de Abreu recebeu homenagem do Sindicato Rural de Corumbá e o prêmio Competência no trabalho de defesa do bioma Pantanal da Funar, Famasul, Sindicato Rural de Corumbá e Senar-MS.

O pesquisador da Embrapa Agrobiologia Dejair Lopes de Almeida recebeu o Prêmio Johanna Döbereiner 2012 da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro.

O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Orlando Peixoto de Morais recebeu Diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Goiânia, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás e Sindicato dos Engenheiros de Goiás.

Por seu trabalho de mais de três décadas com arroz, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Algenor da Silva Gomes foi homenageado com o Prêmio O Futuro da Terra na categoria Cadeias de Produção Agrícola pelo Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Da mesma unidade, o pesquisador Waldyr Stumpf Junior, diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, recebeu prêmio de Reconhecimento da Associação Gaúcha de Criadores de Gado Jersey.

Os pesquisadores da Embrapa Agrobiologia Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares de Assis receberam Voto de Congratulações da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

A doutoranda Amazile Lopez, orientada pelo pesquisador Renato Linhares de Assis, recebeu o diploma Mérito Ambiental David Miller, do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo.

O documentário Os Pioneiros, que descreve a criação da Embrapa Arroz e Feijão recebeu o Prêmio Ser Humano na categoria Melhores Práticas de Endomarketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seção Goiás.

A pesquisadora da Embrapa Pantanal Sandra Mara Araújo Crispim recebeu o Oscar da Solidariedade São Francisco na área ambiental e ecológica, da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Corumbá.




Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Gestão Estratégica

Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041