Balanço Social Embrapa
Embrapa
Home
Destaques
Impactos
Base de Ações Sociais
Balanço 2013
Prêmios
Endereços Embrapa
English Version
Versión en Español
SAC

O reconhecimento da sociedade:
82 prêmios e homenagens em 2013

Pesquisadores, produtos, ações e projetos da Embrapa receberam, em 2013, 82 prêmios e homenagens sendo quatro internacionais, 18 nacionais, 20 científicos e 40 regionais.

4 Prêmios Internacionais

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Cacilda Borges do Valle, considerada a maior especialista do mundo em braquiária, o capim predominante no país, foi agraciada com o título de um dos 10 heróis da revolução verde no Brasil, durante o V Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável promovido pela FAO, Andef e Abag.

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elibio Rech, venceu o “8th Dabeinong Science and Technology Award” de 2013 da Academia de Agricultura e Ciências Florestais de Beijing.

A Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) concedeu o seu Prêmio 2013, na categoria Monografias e Estudos Especializados, ao livro “Clima, zonificación y tipicidad del vino en regiones vitivinícolas ibero-americanas” editado por Vicente Sotés Ruiz e Vicente D. Goméz-Miguel, da Universidade Politécnica de Madrid e Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho.

O pôster “Potential biofuel compounds and novel triterpene from a Phomopsis sp. isolate” do analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, José Guedes de Sena Filho, ficou em primeiro lugar no 2º. Congresso Mundial de Biotecnologia, realizado em Dubai.

18 Prêmios Nacionais

A Embrapa recebeu da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) prêmio institucional por sua contribuição fundamental na erradicação da Cydia pomonella, principal praga da cultura da maçã no mundo, do Brasil. O pesquisador Adalecio Kovaleski, da Embrapa Uva e Vinho, coordenador técnico do programa de erradicação desta praga também foi homenageado.

A Embrapa foi agraciada pela Associação Brasileira de Angus por sua contribuição para o melhoramento da raça Angus no país.

A pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Cacilda Borges do Valle e o pesquisador da Embrapa Soja Décio Luiz Gazzoni foram designados como um dos 100 nomes mais influentes do Agronegócio pela revista Dinheiro Rural. O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Dario Grattapaglia foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências, seção Ciências Agrárias.

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Mateus Batistella recebeu a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro. Batistella também recebeu o prêmio Capes de Tese 2013 - Ciências Ambientais como orientador de tese de doutorado na Unicamp.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Joal Brazzale Leal foi laureado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na Categoria Profissional em Genética, Melhoramento e Reprodução. Em votação com a participação do público, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Berndt recebeu da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) o prêmio BeefPoint - Confinamento 2013, na categoria Sustentabilidade em Confinamento. A Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA) indicou o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Luiz Otávio Campos da Silva para o prêmio Professor José Rodolpho Torres 2013.

O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Eduardo Delgado Assad recebeu da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) o prêmio Destaque A Lavoura 2012/13 na categoria Pesquisa. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Aldemir Chaim foi indicado pelo Jornal AgroValor como Personalidade AgroValor de 2013.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical Lucas Leite recebeu, no evento Caju Nordeste, o troféu Caju do Ouro na categoria pesquisador. O pesquisador da Embrapa Semiárido Nivaldo Duarte Costa foi laureado pela Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE).

A Epamig, a Emater-MG e a Embrapa Milho e Sorgo venceram o prêmio de tecnologia social 2013 da Fundação Banco do Brasil com o projeto integração lavoura-pecuária-floresta em agricultura familiar. O pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Sergio Agostinho Cenci recebeu o Green Project Awards Brasil na categoria Gestão Eficiente de Recursos.

O projeto Tracajá para todos os índios do Xingu, desenvolvido com o apoio da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na Aldeia Myrená, em Canarana (MT) recebeu do Ministério da Cultura o IV Prêmio Culturas Indígenas Roni Metuktire.

20 Prêmios Científicos

Cinco pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Rosa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Otávio Campos da Silva, Sérgio Raposo de Medeiros, Roberto Augusto de Almeida Torres Jr. e um da Embrapa Pecuária Sudeste, Rymer Ramiz Tullio, receberam da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA) o Prêmio Excelência em Genética do X Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal.

O pesquisador da Embrapa Hortaliças Carlos Alberto Lopes recebeu da Sociedade Brasileira de Fitopatologia o troféu Bota do Dr. Álvaro Santos Costa - Mérito da Fitopatologia. O pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Antônio Sílvio do Egito Vasconcelos recebeu o prêmio Inovação do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite - V Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite.

A pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Ana Cristina Portugal de Carvalho recebeu da Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas o prêmio Linda Caldas, na categoria trabalho científico, no VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas.

Três artigos de três pesquisadores da Embrapa foram escolhidos como melhores trabalhos do 9º Congresso Brasileiro do Algodão, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão. São eles; da Embrapa Algodão, Ana Luiza Dias Coelho Borin e Nelson Dias Suassuna e, da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.

Três trabalhos realizados na Embrapa Suínos e Aves foram premiados no XVI Congresso da Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves). O primeiro, de João Xavier de Oliveira Filho, Marcos Mores, Raquel Rebelatto, Franciana Bellaver, Cátia Klein, Arlei Coldebella, David Barcellos e Nelson Morés. O segundo de Danielle Gava, Janice Zanella, Rejane Schaefer, Simone Silveira, Marisete Schiochet, Catia Klein e Arlei Coldebella. O terceiro, de Gustavo Lima, Naiana Manzke, Fernando Tavernari e Dirceu Zanotto.

Trabalho em parceria com a UFRGS com a participação da analista da Embrapa Suínos e Aves Danielle Gava recebeu o prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro da Sociedade Brasileira de Zootecnia nas áreas de Nutrição Animal, Forragicultura, Genética e Melhoramento Animal. A analista da mesma unidade, Cíntia Hiromi Okino, recebeu menção honrosa na categoria sanidade do Prêmio Lamas, na Conferência Facta 2013.

Artigo do pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Berndt, da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Rosa Toyoko Frighetto, do professor da UENF Carlos Augusto de Alencar Fontes, dos pós-doutorandos da Capes Viviane Aparecida Carli Costa, Karina Zorzi e Tiago Valente, da doutoranda da UENF Elizabeth Fonseca Processi, e do técnico da UENF João Gomes de Siqueira foi eleito melhor trabalho da 49ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ).

Trabalho da pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária Sonia Ternes foi eleito melhor artigo do 9º. Congresso Brasileiro de Agroinformática. Trabalho da pesquisadora Ana Rita Nogueira e do analista Gilberto de Souza, da Embrapa Pecuária Sudeste, de Silmara Bianchi, da Embrapa Solos e das bolsistas de pós-graduação Carolina da Silva e Clarice do Amaral foi designado melhor pôster na área de preparo de amostras no 17º Encontro Nacional de Química Analítica. Recebeu também distinção no XVIII MET - Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios.

Trabalho dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste Ana Rita Nogueira, Aline Fernandes de Oliveira, Amália Geiza Gama Pessoa e Joaquim Araújo Nóbrega foi premiado como melhor pôster no XII Encontro Nacional de Contaminantes Inorgânicos e VIII Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Alimentação Humana. Trabalho de Melina Zacarelli Pirotta, Tamiris Marion de Souza, Marcos Doniseti Michelotto, João Francisco dos Santos, Jonas Henrique Gatti e Ignácio José de Godoy, da Unesp, e da pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Alessandra Pereira Fávero recebeu primeiro lugar no X Encontro sobre a Cultura do Amendoim, da Unesp.

Trabalho das pesquisadoras Katia Regina Evaristo de Jesus, da Embrapa Meio Ambiente, Kathia Cristhina Sonoda, da Embrapa Cerrados, e Catiana Regina Brumatti Zorzo, doutoranda da Embrapa na UFSCar obteve menção honrosa em qualidade acadêmica no VI Fórum de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uniara.

Dissertação orientada pela pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental Dalva Mota foi eleita melhor dissertação de mestrado do Programa de Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável da UFPA. Trabalho desenvolvido por Laura Barbosa Vedovato durante estágio na Embrapa Monitoramento por Satélite sob coordenação do pesquisador Luiz Eduardo Vicente foi classificado entre os cinco melhores da categoria Iniciação Científica no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).

40 Prêmios Regionais

Os 40 anos da Embrapa foram motivo de homenagens em diversos estados. Em Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No Recife, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em Curitiba, da Assembleia Legislativa do Paraná. Em Campo Grande, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em Porto Alegre, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e, em Florianópolis, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Cinco Câmaras Municipais também homenagearam os 40 anos da Embrapa: Juazeiro-BA, Petrolina-PE, Dourados-MS, Bagé-RS e Pelotas-RS.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu a medalha da 53ª. Legislatura para as unidades da Embrapa na Região Sul. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Comissão Organizadora da XX Semana Agronômica e o Grupo PET-Agronomia da UFGD entregaram diploma à Embrapa Agropecuária Oeste.

A Associação Rural de Pelotas entregou placa à Embrapa na abertura oficial da 87ª. Expofeira de Pelotas. A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Fedearroz) homenageou a Embrapa pelos trabalhos em benefício do desenvolvimento da lavoura arrozeira e também os 70 anos de atividades da Estação Experimental Terras Baixas, hoje a Embrapa Clima Temperado.

A Câmara Municipal de Uauá-BA homenageou a Embrapa e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) pela realização do SemiáridoShow 2013. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou moção de reconhecimento e louvor ao pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Sergio Agostinho Cenci.

O CREA-MS homenageou a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Cacilda Borges do Valle e o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Fernando Mendes Lamas. O CREA-PR elegeu o pesquisador da Embrapa Soja Dionísio Luiz Pisa Gazziero o profissional do ano 2013. O CREA-RJ concedeu o prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos aos doutorandos Nivaldo Schultz e Patrícia Gonçalves Galvão que desenvolveram suas teses na Embrapa Agrobiologia orientados, respectivamente, pelos pesquisadores Segundo Urquiaga Sacramento Caballeto e José Ivo Baldani.

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Eduardo Caputi recebeu o diploma de Amigo da 11ª. Brigada de Infantaria Leve do Exército. O pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais a comenda Antônio Secundino de São José.

Oito pesquisadores da Embrapa Clima Temperado foram agraciados por diferentes entidades com importantes homenagens: Jamir Luís Silva da Silva recebeu o Troféu Mérito Agronômico 2013 da Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas; Giovani Theisen, o prêmio Cientista do Arroz da Fedearroz e da Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca-RS; Arione da Silva Pereira, o prêmio O Futuro da Terra na categoria Cadeias de Produção Agrícola, do Jornal do Comércio e Fapergs; Irajá Ferreira Antunes recebeu o mesmo prêmio na categoria Preservação Ambiental; José Alberto Petrini recebeu o prêmio de Pesquisador Destaque da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado; Renata Suñe e Darcy Bitencourt, pela Associação de Criadores de Gado Jersey; e Rosa Lía Barbieri, pela Comissão dos Produtores Rurais da Farsul como Destaque Feminino Rural - Troféu Pesquisadora Rural 2013.

Dois trabalhos desenvolvidos na Embrapa Suínos e Aves obtiveram o primeiro lugar no VIII Simpósio de Alimentos para a Região Sul. O da pesquisadora Vivian Feddern, da analista Vanessa Gressler e da estagiária Angélica Laux foi na área de Ciência dos Alimentos e o do mestrando Fábio Mattei foi na área de Tecnologia de Alimentos.

O pesquisador da Embrapa Hortaliças Vicente Eduardo Soares de Almeida recebeu moção de louvor da Assembleia Legislativa do Distrito Federal. O pesquisador Jairo Vidal Vieira foi agraciado com a Comenda Último de Carvalho, da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundep).

A cultivar de soja não-transgênica da Embrapa BRS 284 foi a vencedora do 4º. Ranking de Produtividade da Soja Safra 2012/2013, dos produtores de Laguna Carapã-MS. A BRS 284, na realidade, foi bicampeã pois havia vencido o certame também em 2012.

O projeto Barraginhas para captação de água superficial de chuvas coordenado pelo analista da Embrapa Milho e Sorgo Luciano Cordoval de Barros recebeu o prêmio Ouro Azul do jornal Estado de Minas 2013.




Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Gestão Estratégica

Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041