Prêmios recebidos em 2006

A Embrapa registra com prazer as mais diversas manifestações da sociedade em reconhecimento ao trabalho de pesquisa, ciência e tecnologia desenvolvido com seus parceiros e que resulta na bem-sucedida Agricultura Tropical. Nas mais diferentes regiões e categorias, isto tem acontecido. A exemplo dos pesquisadores Sandra Mos Mokich, Eduardo Assad e Nelson Morés, muitos outros empregados têm contribuído para destacar o nome da Empresa em áreas como meio ambiente, produtos, serviços, sanidade animal e vegetal e, com isso, recebido a atenção da sociedade. Enfim, é o Brasil sendo reconhecido por meio da pesquisa agropecuária - como bem exemplifica o World Food Prize, o "Nobel" da alimentação, concedido ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e ao pesquisador aposentado Edson Lobato, que ajudaram na construção da Embrapa e contribuíram para tornar produtivas as terras do cerrado brasileiro.

Não são poucos os exemplos que enchem de orgulho a marca Embrapa não só no Brasil como no exterior. Vale a pena conferi-los.

Prêmios Luiz Beltrão, IBest, Aberje e Inovação da Enap
A Embrapa recebeu em 2006 o Prêmio Luiz Beltrão da Comunicação como instituição paradigmática no desenvolvimento de projetos de comunicação. O programa de rádio Prosa Rural foi vencedor do 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Portal Embrapa foi Prêmio iBest 2006, na categoria Agribusiness. O informativo eletrônico todos.com foi o vencedor da Etapa Regional Centro-Oeste/Leste do Prêmio Aberje 2006 (32ª edição), na categoria Newsletter Digital.

Inovação recupera florestas
Ousado, o trabalho liderado pela pesquisadora Sandra Bos Mikich, da Embrapa Florestas (Colombo-PR), rendeu à Empresa o Prêmio Iniciativa do Ano em Conservação. Trata-se da utilização de óleos essenciais para atrair os morcegos e, assim, dispersar as sementes para recuperação de áreas florestais degradadas.

Asa Branca na Caatinga
As tecnologias da Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) direcionadas para o conhecimento, a preservação e proteção do bioma Caatinga foram reconhecidas pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCAA) e o Instituto Amigos da Caatinga, que concederam à Unidade o Prêmio Asa Branca, categoria instituições.

Destaque nacional
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) foi escolhida por unanimidade para receber o Diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera e o Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae).

Finep 2006
Três unidades da Embrapa foram agraciadas com o Prêmio Finep 2006. A Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) registrou duas conquistas: uma na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia, com o trabalho Núcleo Temático Manejo de Florestas Naturais e a outra na categoria Produto, pelas características da cultivar de açaí BRS Pará. A Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), como instituição de C&T, pelo conjunto de seus trabalhos e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), como Inovação Social, pelo projeto Barraginhas.

Qualidade no serviço público
A Embrapa Suínos e Aves recebeu o Prêmio Qualidade do Governo Federal na faixa Bronze, categoria empresas públicas e sociedade de economia mista. Outros prêmios recebidos por este centro de pesquisa foram: Prêmio Expressão de Ecologia e o Prêmio Futuro da Terra, em conjunto com o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mulheres que fazem a diferença
A pesquisadora Maria Pinheiro Fernandes Corrêa, da Embrapa Caprinos (Sobral-CE) cujas pesquisas ajudaram a reduzir em 52% o custo da cultura do caju foi indicada ao Prêmio Cláudia, conferido às mulheres brasileiras que fazem a diferença no País. A Embrapa Caprinos também recebeu respectivamente, do programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio e da prefeitura de Tejuçuoca os troféus Amigos do Prato 2006 e Parceiro Nota 10.

Educação ambiental
O case do Programa de Educação Ambiental, Gasoduto Campinas - Rio de Janeiro, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e da organização não-governamental Vale Verde, com a Petrobras, foi premiado no 4º Benchmarking Ambiental Brasileiro, edição 2006.

IICA premia pesquisadores
Eduardo Delgado Assad, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Emiko Kawakami de Resende, pesquisadora da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), e Cleber Oliveira Soares, chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), receberam no dia 8 de dezembro, o Prêmio Interamericano do Setor Rural, concedido pela Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura no Brasil (IICA).

Morés é homenageado em Foz do Iguaçu
O título de Personalidade Destaque 2006 foi entregue ao pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Nelson Morés, em 25 de outubro, na cerimônia de abertura da Pork Expo 2006, evento que integrou o III Congresso Latino Americano de Suinocultura e o Festival de Carne Suína, em Foz do Iguaçu.

Prêmio Refap
O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz foi agraciado com o Prêmio Refap (Refinaria Alberto Pasqualini) de Gestão Integrada do Ambiente pelo trabalho desenvolvido com gestão de resíduos químicos de laboratório. A homenagem ocorreu durante o V Simpósio de Qualidade Ambiental, realizado em maio, em Porto Alegre.

Dissertação premiada e melhor trabalho
João Francisco Gonçalves Antunes, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, recebeu da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), menção honrosa pela melhor dissertação de mestrado, em nível nacional. Antunes também recebeu o Prêmio SBEA do melhor trabalho na área de topografia e sensoriamento remoto, apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola 2006.

Empresa do futuro e Top RH
A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) recebeu o certificado de Empresa do Futuro 2006 Região Sudeste, na categoria de pequeno porte (até cem funcionários). O título é concedido pela Academia Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos (Acarh). A supervisora de recursos humanos desta unidade, Martha Bambini, também foi premiada com o troféu Top RH.

 

Ficha técnica