Balanço Social Embrapa
Embrapa
Home
Destaques
Impactos
Base de Ações Sociais
Balanço 2009
Prêmios
Endereços Embrapa
SAC

Embrapa recebe 50 prêmios de expressão em 2009

No ano de 2009 os empregados e centros de pesquisa da Embrapa receberam 50 prêmios de expressão sendo três internacionais, 13 nacionais, 22 científicos e 12 regionais. A Comissão Européia premiou quatro projetos de pesquisa da Embrapa no Sétimo Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento (FP7). A Crop Science Society of America concedeu a medalha "Frank N. Meyer" ao pesquisador José Francisco Montenegro Valls, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pela qualidade internacional de suas contribuições na área de recursos genéticos vegetais. O International Plant Nutrition Institute outorgou o Prêmio IPNI Brasil em Nutrição de Plantas ao pesquisador Segundo Sacramento Urquiaga Caballero, da Embrapa Agrobiologia, por suas contribuições para o manejo responsável das plantas.

No plano nacional, vários centros de pesquisa da Embrapa conquistaram prêmios da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), considerados o "Oscar da Tecnologia Nacional". A Embrapa Clima Temperado ganhou o Prêmio Finep de Inovação 2009 - Nacional, na categoria Tecnologia Social com o projeto Quintais Orgânicos de Frutas. A Embrapa Amazônia Ocidental obteve o Prêmio Finep de Inovação 2009 - Região Norte, na categoria Instituições de Ciência e Tecnologia, a Embrapa Caprinos e Ovinos recebeu o Prêmio Finep de Inovação 2009 - Região Nordeste, também na categoria Instituições de Ciência e Tecnologia. A Embrapa Acre foi a terceira colocada no Prêmio Finep de Inovação 2009 - Região Norte na categoria Instituições de Ciência e Tecnologia.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia (Proeta), a Incubadora da Embrapa, foi premiado no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) premiou os pesquisadores Maria Carolina Blassioli de Moraes e Raul Laumann, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, por suas contribuições nas áreas de "Ciências exatas e da terra" e "Ciências do cerrado, meio ambientes e agrárias". Já o empresário Haroldo César de Oliveira, diretor da Blazei-Brazil, que nasceu da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), conquistou o prêmio "Empresário Inovador 2009", pela "Farinha do Imperador", desenvolvida a partir do cogumelo rei (Ganoderma lucidum), ser uma das iguarias prediletas do imperador da China. O pesquisador Osmar Alves Lameira, da Embrapa Amazônia Oriental, recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009 com o projeto Plantas Medicinais: Alternativa de Inclusão Social. O projeto Balde Cheio, da Embrapa Pecuária Sudeste foi também um dos finalistas deste prêmio da FBB em 2009.

O projeto Xisto Agrícola, parceria da Petrobrás com a Embrapa Clima Temperado, recebeu o Prêmio Petrobras Inventor 2009. O pesquisador da Embrapa Cerrados Luciano Shozo Shiratsuchi recebeu do Departamento de Agronomia e Horticultura da Universidade de Nebraska o prêmio "2009 Outstanding Graduate Student Award" por seu desempenho acadêmico e pela qualidade do trabalho da tese de doutorado que está desenvolvendo. A Embrapa Suínos e Aves, recebeu o Prêmio Fritz Müller 2009, da Fundação Catarinense do Meio Ambiente (FATMA) na categoria Instituto de Pesquisa pelas pesquisas que desenvolve na área ambiental. A pesquisadora Lenita Jacob Oliveira, da Embrapa Soja, recebeu como homenagem póstuma o Troféu Mulheres de Ciência "Glaci Zancan" 2009. A pesquisadora Clarissa Silveira Luiz Vaz da Embrapa Suínos e Aves, área de sanidade animal, foi agraciada com o Prêmio Professor José Maria Lamas da Silva da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA), o mais tradicional prêmio de pesquisa científica da avicultura brasileira.

Por fim, a pesquisadora Noemi Vianna Martins Leão, da Embrapa Amazônia Oriental, recebeu da Prefeitura Municipal de Belém, a Medalha do Mérito Ambiental Marina Silva pela elaboração do Plano Arborizador de Áreas Verdes (PDAVE) que pretende revitalizar as áreas verdes da Cidade das Mangueiras e planejar novas áreas arborizadas.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Gestão Estratégica

Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041