Balanço Social 2018
Embrapa
Home
Balanço 2018
Destaques
Manejo antiveranicos
Caravana Embrapa
Capim Paiaguás
Café indígena
Grão-de-bico Aleppo
Roda da Reprodução
Arroz Pampeiro
Conhecimentos do trigo
Impactos
Adoção\uso
Base de Ações Sociais
Prêmios
Balanços anos anteriores
A Embrapa no Brasil
Criticas e Sugestões
SAC

Cada real aplicado gerou R$ 12,16 para a sociedade brasileira

Foi apurado um Lucro Social de R$ 43,52 bilhões em 2018, dados os impactos econômicos de 165 soluções tecnológicas e cerca de 220 cultivares incluídas no Balanço Social e os demais ganhos sociais. Relacionando este Lucro Social à Receita Operacional Líquida, em 2018 a relação é de 12,16. Isso indica que considerando apenas a receita da Embrapa em 2018 e o lucro social obtido, o retorno anual foi superior a 12 vezes tal investimento.

Taxa interna de retorno média de 37,6%

O retorno social foi também avaliado pela taxa interna de retorno (TIR), relacionando o total de benefícios econômicos e custos de geração das 165 soluções tecnológicas que fazem parte do Balanço Social. Estimada em 37,6%, essa taxa de retorno vem confirmar a alta rentabilidade dos investimentos realizados pela sociedade na Embrapa.

69.936 empregos novos criados em 2018

A geração de novos empregos em função do uso de tecnologias da Embrapa é outro indicador que atesta o alto retorno social. Este é um patamar mínimo pois se refere aos novos empregos gerados pelas tecnologias avaliadas neste Balanço. Como a Embrapa, ao longo de sua história, gerou conhecimentos e tecnologias para a sociedade brasileira em número muito superior ao utilizado para estimar tais empregos, esse impacto, a cada ano é muito maior.

1.039 ações de relevante interesse social e 118 prêmios e homenagens

A Embrapa é reconhecida não só pela geração e transferência de tecnologias e seus impactos, mas também por seu envolvimento em ações sociais. As mais de mil ações sociais relatadas nesse Balanço atestam a alto grau de reponsabilidade social da Empresa. Em 2018 essa sua responsabilidade contemplou os mais diversos temas, dos quais 33% promoveram a equidade de gênero e/ou raça, 9% destinaram-se a assessorias e subsídios técnicos a organismos públicos e privados e 43,5% à capacitação profissional, atualização tecnológica e intercâmbio de conhecimentos. Por outro lado, em 2018, a relevância de suas contribuições se materializou pelo recebimento de 118 prêmios e homenagens por seus colaboradores.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Secretaria de Desenvolvimento Institucional
Secretaria Geral da Embrapa

Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433