Os consumidores preferem as uvas de mesa sem sementes, mais doces e que podem ser produzidas de forma sustentável. A BRS Vitória foi lançada pela Embrapa em 2012, inicialmente indicada e validada para o Vale do São Francisco. Além de se diferenciar pela coloração preta, sem sementes e sabor de framboesa, a planta também apresenta características interessantes para os produtores: exige menos em mão de obra e tratamentos fitossanitários, assegurando maiores rendimentos e produtividade. Outra vantagem competitiva é o seu preço médio, um pouco superior aos de suas principais concorrentes ('Thompson Seedless', 'Crimson Seedless', e 'Superior Seedless'), e o fato de ter royalties mais atrativos para produtores e viveiristas. Isso favoreceu seu cultivo tanto por grandes empresários quanto por pequenos produtores.
Por ser tolerante às chuvas que, mesmo durante a maturação, não prejudicam sua qualidade com rachaduras, como acontece com outras cultivares, a BRS Vitória também contribui positivamente na balança comercial brasileira, pois viabiliza a colheita diária e a exportação de uvas o ano inteiro, o que antes só acontecia nas janelas de mercado (abril e outubro/novembro).
A vantagem decisiva, entretanto, foi mesmo a aceitação dos consumidores. Após ser apresentada para degustação aos representantes das principais redes de supermercados do Brasil e de importadores, a BRS Vitória despertou grande interesse por seu sabor, que lembra o suco de uva, bem distinto do padrão observado no mercado.
Segundo estimativas do setor produtivo, a BRS Vitória já ocupa 15% da área de cultivo de uvas do Vale do São Francisco, ou seja, cerca de 1,4 mil hectares, onde são produzidas mais de 65 mil toneladas, em duas safras por ano. Essa produção, além de ter condição de abastecer o mercado, tem lugar diferenciado nas prateleiras nacionais e internacionais, especialmente na Europa, com boa aceitação principalmente pelos britânicos.
Mais informações: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/busca-de-noticias/-/noticia/49151617/brs-vitoria-a-pequena-notavel