A soja é hoje a maior fonte direta de renda em cultivos de grãos na região Sul do Brasil. Os excelentes preços praticados pelos produtores nos últimos anos têm propiciado a incorporação de inovações, envolvendo cultivares cada vez mais precoces, antecipação de épocas de semeadura, arranjos de plantas mais precisos e novas estratégias de proteção de plantas.
Nesse contexto, a Embrapa desenvolveu a cultivar de soja BRS 5601RR, com potencial produtivo de 4.320 kg por hectare. É a primeira de uma nova geração que alia resistência ao acamamento, tem alto potencial produtivo, precocidade e sanidade, especialmente radicular. Na safra 2018/2019, ante condições desfavoráveis, como o excesso de chuvas e ressemeadura, praticamente não apresentou problemas sanitários, tornando-se uma opção competitiva para os agricultores.
Depois de seu lançamento em 2015, o número de licenciamentos da 'BRS 5601RR' cresceu e incluiu 70% dos produtores de sementes de soja no estado do Rio Grande do Sul. Já para próxima safra, haverá sementes para atender 400 mil hectares. Além disso, a cultivar registra um alto número de declarações de produção de sementes para uso próprio, pois utiliza tecnologia de domínio público. Um desempenho que reposiciona a Embrapa como relevante fornecedora em um mercado de genética de soja cada vez mais competitivo.
Mais informações: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/5137/brs-5601rr