A Embrapa dispõe de diversas bases de dados com informações e modelos validados para o setor agrícola. Entretanto, não se sabia como disponibilizar essas informações para o público em geral, para as empresas e para as instituições públicas e privadas. Assim, em abril de 2019, foi lançada a plataforma AgroAPI, um ambiente on-line, justamente para viabilizar o acesso a esses dados de maneira rápida e prática e acelerar a criação de novas tecnologias, como softwares e aplicativos móveis para o setor agropecuário. Plataformas digitais como a AgroAPI são, portanto, modelos de negócio de base tecnológica, que conectam quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda.
Atualmente, estão disponíveis na plataforma a API Agritec e a API SATVeg. A API Agritec é voltada ao planejamento, monitoramento e gerenciamento da produção agrícola. O aplicativo de celular da Embrapa - Zarc Plantio Certo - utiliza essas informações e já conta com mais de 10 mil usuários ativos. Com ele, um agricultor, em qualquer município do Brasil, pode saber a época do ano mais indicada para a semeadura de mais de 40 culturas, identificando as melhores janelas de plantio, ou seja, aquelas nas quais há menor chance de frustração de safra em função de eventos climáticos adversos. Além disso, permite acessar a lista de cultivares de 12 culturas agrícolas indicadas para localidades que são mais apropriadas.
A outra base disponível, a API SATVeg, contempla dados geográficos com séries temporais de índices de vegetação para todo o território do Brasil e da América do Sul. Esses índices (NDVI e EVI) indicam a presença e vigor da vegetação de determinada área e são originados de imagens de satélites disponibilizadas pela Agência Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (Nasa). As séries permitem que se acompanhe, ao longo do tempo, o comportamento da vegetação em locais de interesse, como o ciclo de uma cultura agrícola, desflorestamentos e reflorestamentos. São informações para apoiar soluções em planejamento e gestão da produção agrícola e ambiental.
A Plataforma AgroAPI também integra o programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital, promovido pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Venture Hub. As startups têm acesso gratuito às informações e modelos agropecuários da Embrapa para aprimorar seus produtos e modelos de negócio durante o período de duração do programa.
Mais informações: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/5999/agroapi---plataforma-de-apis